Alguns dos principais sintomas que está na hora de trocar o óleo é quando acontecem trancos frequentes na hora de trocar a marcha. Por se tratar de câmbios automáticos os trancos não deviam acontecer já que geralmente eles ocorrem quando o condutor não engata a marcha de forma correta.

Outro problema que se manifesta com frequência é a patinação. Isso é normalmente determinado pela falta de sincronismo entre o motor e o veículo. Este sintoma se manifesta com um aumento da velocidade. Dessa forma, significa que o engate não está acontecendo de forma correta e é preciso ficar alerta.

Alguns barulhos podem aparecer e também são consequência da falta de lubrificação. A transmissão automática quando trabalha de forma correta deve ser silenciosa.

Caso isso não esteja acontecendo, o mais aconselhável é verificar imediatamente a causa do problema para que ele não se agrave e prejudique os demais sistemas do veículo. Esse tal ruído é semelhante ao barulho de metais entrando em contato um com o outro.

Outro fator que indica que algo está errado com a transmissão automática do veículo é o calor excessivo. Ele pode trazer sérios problemas ao sistema, inclusive apresentar falhas durante a condução.

O vazamento de óleo também é um indicativo que é a hora de realizar uma visita ao mecânico. O mesmo pode prejudicar a transmissão já que vai afetar a lubrificação do sistema. Quando está prejudicado, o fluído do câmbio automático possui cor amarelada e cheiro de queimado.